O mistério do sucesso!

E pra você? O que é o sucesso?

Porque muitas pessoas insistem em alcança-los, porém, se frustram e não conseguem o tão sonhado resultado que acreditam ser o mais esperado?

Pois é! Em algumas pesquisas, chego à conclusão que existem diversas respostas para essas duas intrigantes perguntas que não sai da cabeça das pessoas, tirando o sono de muitos que buscam, insistentemente um ideal, um propósito para alcançar o ápice de um determinado objetivo.

Mas qual é este objetivo que gera o tão sonhado sucesso?

Bom, vamos tentar compreender a primeira pergunta.

O que é o sucesso?

Encontrar a resposta para esta pergunta é algo relativo, muito particular de acordo com os seus objetivos traçados. Sim, uma opinião muito particular. Porque digo isso? Olhem Só!

Uma vez, conversando com uma pessoa mais experiente, com aproximadamente seus 60 anos de idade, em um bate papo aberto, perguntei: “O que é o sucesso pra você?”;

Com um sorriso agradável, e um olhar direto e pensativo, em direção ao nada, este senhor me respondeu:

“Boa pergunta! Em tantos anos de vida profissional, acreditei que o sucesso fosse, um dia, almejar um dos grandes e maiores cargos executivos dentro da organização que colaborei. Dormia pensando naquele local, e acordava pensando naquele mesmo local.

Quantos fins de semana deixei de ir a um parque com a família para me dedicar inteiramente ao meu tão sonhado sucesso. E olha! Alcancei. Respeitei todas as etapas necessárias para almejar exatamente o que considerava ser o meu grande sucesso.

E digo mais, em minha concepção e de muitos que me acompanharam, que sucesso viu garoto!

Mas hoje, na idade que estou, vejo que meu conceito de sucesso, estava longe de ser o que de fato, imaginava ser. Ou seja, na minha opinião, há exatos 30 anos atrás, sucesso estava relacionado única e exclusivamente ao meio profissional, e esqueci completamente do meu sucesso pessoal”.

Aprender com as histórias de outras pessoas

Naquele momento fiquei sem saber como dar continuidade na conversa, até porque, a resposta deste senhor, me chocou, travou meu raciocínio, pois sendo jovem, meus ideais não estavam muito longe do que este senhor relatou sobre sua vida há exatos 30 anos atrás.

Afinal, quem não atrela sucesso, diretamente ao auge profissional?

Não me contive e perguntei: “Desculpe Senhor, mas não entendi. Como assim sucesso pessoal?”.

Serenamente, ele respondeu:

“Meu Jovem, o sucesso está relacionado ao seu objetivo particular de vida, aos seus anseios do ciclo em que está vivendo. Lamento muito, na época que eu tinha sua idade, não existir alguém que representasse o que estou representando a você neste bate papo, para me fazer pensar o que é o sucesso.

Na sua idade, é natural os jovens associarem o sucesso, apenas ao lado profissional, pois é a época que temos todo o gás para correr atrás do que determinamos ser os nossos sonhos, onde estes,normalmente estão associados aos altos cargos executivos dentro de uma determinada organização ou ser um grande empreendedor de sucesso, além de outras características semelhantes.

Porém, depois que a cortina deste ciclo profissional se fecha, passamos a observar uma nova fase, nos aproximamos dos nossos laços familiares, e se durante este processo de busca do sucesso profissional, não conseguirmos, neste meio tempo, o equilíbrio junto ao sucesso pessoal, começamos a nos questionar, o que realmente é o sucesso?

Hoje, se pudesse voltar atrás, sem dúvida alguma, sabe qual seria meu maior sucesso? Ter conciliado o equilíbrio entre o lado profissional e o lado pessoal”.

Equilibrar os pilares da vida

Bom, este relato me deixou pensativo, e me fez refletir de fato sobre o verdadeiro sucesso.

Não quis ser inconveniente e me aprofundar no relato deste homem, mas o que ficou claro é que o sucesso, de fato, é muito relativo. Não foi o cargo executivo mais alto de determinada empresa, que fez este Senhor ter o sucesso que ele acreditava ter, ou seja, em seu relato, foi perceptivo alguma decepção familiar, algum “Buraco” que ele não conseguiu cobrir neste meio tempo, por estar focado diretamente ao que determinou ser o seu sucesso.

Neste dia, considerei ser uma data de grande aprendizado junto a este homem, e concordo com ele, por muitas vezes nos focamos inteiramente a um objetivo e não nos damos a oportunidade de nos aproximar de pessoas que confiamos, que nos façam pensar em relação a alguns objetivos que traçamos, temos medos e receios de compartilhar nossos pensamentos.

Importante compartilhar nossos sonhos com pessoas que amamos!

Mas porque muitas vezes não compartilhamos?

  • Entendemos que as pessoas terão inveja?
  • Ou irão nos desmotivar?
  • E se estivermos com foco equivocado?
  • A opinião alheia não pode nos fazer refletir?
  • A visão de uma outra pessoa, não pode nos fazer pensar?

Acredito ser importante ouvir as pessoas que mais confiamos, e claro, saber ter o filtro necessário para saber o que agrega ou não agrega valor aos nossos planos.

Sem critica, não há evolução! Sem oposição, há o comodismo e sem a oportunidade de recebermos boas orientações, por muitas vezes encontramos decepções.

A verdade é que para alcançar o sonhado sucesso, não devemos focar em apenas um “segmento” da vida. Devemos almejar e equilibrar o sucesso em mais de um determinado “quadrado”, pois o que é o sucesso para você hoje, pode não ser o sucesso de amanhã.

Por isso pergunto novamente! E pra você? O que é o sucesso?

Deixe nos comentários o que você entende como sucesso e vamos iniciar um interessante debate para que possamos refletir.

Muito obrigado por acompanhar este artigo!

Um Forte Abraço!

Diogo Xavier

Coach e Palestente Motivacional

E PRA VOCÊ? O QUE É O SUCESSO?
Classificado como: