Medo de ir atrás dos seus Sonhos? Por que teria?

Por que tudo que envolve as pessoas a fazerem algo diferente do que estão acostumados, ou seja, as mudanças, inicialmente, geram-se os medos?

Por que muitos sonhos, talentos, amizades e oportunidades, são lamentavelmente desperdiçados e não são levados a diante, devido ao famoso medo?

Quando as pessoas desistem dos seus maiores sonhos e desejos, elas costumam fazer uma análise de perspectiva futura em relação as suas desistências devido ao medo?

Será que todos possuem a consciência do prejuízo psicológico que podem adquirir quando estiverem em seus últimos dias de hospedagem na terra? Justamente por não se “arriscarem” a realizar seus maiores sonhos pelo simples fato de ter medo?

MEDO DO QUE? DE QUEM?

Nossa, quantos questionamentos, não? Pois é! Infelizmente em nossa sociedade, não somos treinados a questionar o mundo, mas somos treinados a acatar o que nos determinam desde os nossos primeiros dias de vida, ou seja, o padrão estabelecido pela sociedade, pelas mídias e por nossa própria educação familiar.

Neste momento, muitos podem questionar: “ Ele quer dizer que a culpa é dos meus Pais? ” Não, jamais! Tenho a mais absoluta certeza, que assim como meus Pais (Heróis), o ensinamento de seus Pais, para sua formação como um grande Ser Humano de caráter e respeito, foram transmitidas, e não é este o ponto que quero me aprofundar.

O que me refiro, é o fato de paradigmas criados há anos atrás, estarem estabelecidos na sociedade até os dias de hoje, inclusive, um tema muito repetitivo, mas sempre válido iniciar novos debates para aflorar pensamentos.

O PARADIGMA

Um exemplo clássico de paradigma? Com todo respeito, a todas as profissões.

Observem só este exemplo:

  • Imaginem que um filho deseje negar aos Pais, a tão sonhada Faculdade de Engenharia, por ter o desejo de ser Cabeleireiro. Qual seria a reação dos Pais?
  • Não podemos generalizar, mas acredito que boa parte que lê este artigo neste momento, consegue imaginar a possível reação contraditória que a grande parte dos Pais teriam com o desejo deste filho, não porque querem reagir negativamente ao desejo exposto, mas porque foram treinados a pensar desta forma.

Em algumas pesquisas, identifiquei que o medo está relacionado ao pensamento fixo que as pessoas estabelecem, ao acreditar em possíveis consequências de resultados negativos, assim, elas não dão sequência em seus maiores sonhos, por imaginarem que os resultados de determinada escolha “fora da curva da sociedade”, serão desagradáveis.

Então pergunto:

  • Por que as pessoas associam arriscar seus maiores sonhos ao medo de obter resultados negativos?
  • Quem nos treinou a pensar apenas por este ângulo?
  • Por que não nos treinaram a pensar, que os nossos sonhos podem ser uma oportunidade de Sucesso e que devemos lutar até o fim?

COMO ESTA SEU MINDSET?

Historicamente, as pessoas de maiores sucessos, são pessoas que treinaram suas mentes a serem resistentes a qualquer obstáculo que possa ter a sua frente (Resilientes), não adquirindo pensamentos medrosos, mas sim, pensamentos de que sempre é possível, independentemente da profissão ou estilo de vida que decidiram seguir.

Muitos destes corajosos de sucesso, que optaram por uma vida ou profissão fora do padrão estabelecido da sociedade, foram massacrados em sua trajetória inicial, e hoje com o sucesso, bem provável, que são bajulados pela mesma sociedade. Isto porque não desistiram, não se contaminaram com opiniões que os fizessem fracassar, configuraram sua mente para serem resistente a tudo e a todos, e a crença de que será possível alcançar determinado objetivo (O que chamam hoje de MINDSET), e entenderam que o medo não passa de uma ilusão.

Se você pensar nas possíveis consequências, você não faz, e o pior, sabotará os seus maiores sonhos.

COMO SE SENTIRÁ AO NÃO CORRER ATRÁS DOS SEUS SONHOS?

Existe um livro interessantíssimo da autora Bronnie Ware, enfermeira e escritora australiana, que passou muitos anos da sua vida, cuidando de pacientes terminais. O nome do livro é: “Antes de partir: uma vida transformada pelo convívio com pessoas diante da morte”. Neste livro, ela informa 5 principais desejos e arrependimentos de pessoas que estão à beira da morte, que são:

  • Eu queria ter tido coragem de expressar meus sentimentos;
  • Gostaria de não ter trabalhado tanto;
  • Eu queria ter tido a coragem de viver uma vida fiel a mim mesmo, não a vida que os outros esperavam de mim;
  • Eu queria ter mantido contato com os meus amigos;
  • Eu gostaria de ter me permitido ser mais feliz.

Chego à conclusão, que todas essas frases dos pacientes terminais, estão relacionadas ao medo, que consequentemente, estão atrelados as expectativas das consequências negativas.

Triste né? Mas verdadeiro! Porém, tenho uma boa notícia! Você é livre! Vai ficar com medo e pensar nas consequências negativas de suas escolhas? Ou vai configurar sua mente (MINDSET) e correr atrás de seus sonhos?

Desejo que seja muito feliz!

Muito obrigado por acompanhar mais este conteúdo, espero ter contribuído com algo em sua vida!

Compartilhe este post com aquela pessoa que você ama e esta precisando ler algo como este conteúdo, obrigado amigo Smart!

Não esqueça de deixar seu comentário 😉

Forte Abraço!

Diogo Xavier

Gestor de Pessoas e

Personal & Professional Coaching

MEDO DE IR ATRÁS DOS SEUS SONHOS? POR QUE TERIA?
Classificado como:                                                                            

10 ideias sobre “MEDO DE IR ATRÁS DOS SEUS SONHOS? POR QUE TERIA?

  • fevereiro 13, 2017 em 11:42 pm
    Permalink

    Nossa artigo muito bom e verdadeiro..
    Muitas vezes temos medo de arriscar e correr atrás dos nossos sonhos por ter receio do que os outros vão falar ou achar de nós.
    Muitas vezes vivemos uma vida cheia de rancores, mágoas e falta de amor, por deixar nossos sonhos de ládo e acabar vivendo a vida que os outros queriam para nós e não aquilo que realmente nos fazia feliz.
    Parabéns.. muito Bom!!

    • março 6, 2017 em 5:58 pm
      Permalink

      Olá Jeane,
      Muito Obrigado por seu comentário. Fico feliz por ter gostado. Acompanhe nossa página, em breve teremos mais novidades!

  • março 5, 2017 em 3:16 pm
    Permalink

    Muito bom!
    Artigo de altíssimo nível.
    Obrigado por compartilhar esta visão que teoricamente pode ser vista como simples,porém, não executada pelos padrões estabelecidos pela sociedade.
    Ótimo conteúdo.

    Abraço.

    • março 6, 2017 em 6:00 pm
      Permalink

      Olá Renan,
      Muito Obrigado por suas palavras. Eu que agradeço sua visita em nossa página. Fico muito feliz em ter gostado do artigo. Em breve compartilharemos mais novidades. Forte Abraço!

  • março 5, 2017 em 9:43 pm
    Permalink

    Show de bola!!!

    • março 6, 2017 em 6:01 pm
      Permalink

      Olá Andre!
      Fico muito feliz em ter gostado do artigo. Muito obrigado por sua visita em nossa página!

      Um forte Abraço!

  • março 6, 2017 em 9:05 pm
    Permalink

    Muito interessante seu artigo, ele nos faz refletir como a sociedade nos manipula e como o medo nos faz recuar diante a vida!! Sou psicóloga e tenho um artigo que acredito que complementa o seu no meu blog https://pontodereflexaosite.wordpress.com/2016/07/22/a-alegria-de-sermos-quem-somos/. Nele eu falo sobre as fases de nossas vidas, na qual primeiramente somente aceitamos o que a sociedade nos impõe, depois do encorajamento que temos diante todas as regras impostas pela sociedade e finalmente a fase reflexiva dentre essas duas fases anteriores, correlacionando com um texto do famoso filósofo Nietzsche. Já inscrevi o meu e-mail e com certeza continuarei te acompanhando!

    • março 9, 2017 em 5:28 pm
      Permalink

      Olá Juliana,
      Muito Obrigado por visitar minha página. É uma honra ter um feedback claro e objetivo de uma especialista em psicologia em meu blog.
      Fico imensamente feliz de ter gostado. Adorei seu blog e sem dúvida alguma, esta na mesma linha de raciocínio. Infelizmente crenças limitantes, por muitas vezes, nos impedem de realizar nossos maiores sonhos. Muito obrigado por compartilhar seu link e seus pensamentos conosco e será sempre muito bem vinda. Divulgarei sua página a meus amigos. Um forte abraço!

  • março 10, 2017 em 10:53 pm
    Permalink

    Verdade muitas vezes o medo faz com que as pessoas fiquem paralisada mais temos que enfrentar e saber que Deus sempre é maior que nossos medos e nos ajuda a seguir em frente.

    • março 11, 2017 em 5:57 pm
      Permalink

      Olá Camila,
      Obrigado por visitar e comentar em minha página.
      Sem Dúvidas! Concordo plenamente. Acredito que o medo é importante para nos trazer o sentimento de razão, sem ele, faríamos loucuras absurdas. Mas não podemos deixá-lo nos dominar completamente, senão, de fato, ficaremos paralisados na vida.
      Um forte Abraço!

Os comentários estão desativados.